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Saiba quais são as preferências do público sênior

Pesquisa divulgada em agosto mostra como o varejo pode melhorar

Todos nós sabemos que o mercado varejista tem como objetivo alcançar o público jovem, não é mesmo? É algo subentendido, principalmente pela imensa variedade de datas comemorativas que o nosso país possui. E quando o mercado varejista não está se estapeando para conquistar o público jovem, ele está se concentrando num público nem tão jovem, mas nem tão velho, aquela fatia dos 29 anos de idade até os 50 anos de idade. Mas o público sênior, quando ele recebe atenção do mercado?

De acordo com o IBGE, atualmente o público sênior conta com cerca de 25 milhões de pessoas. E a cada ano esse número tende a crescer, podendo chegar em 37 milhões em dez anos. Além disso, a expectativa de vida no Brasil aumentou em 2015 para uma média de 75 anos, e também tende a continuar crescendo.

Por causa desse público crescente e por causa da falta de atenção dada a eles, no mês de agosto foi realizada uma pesquisa para saber as preferências e as necessidades desse público. Em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP), a Officina Retail, Agência de Pesquisa de Mercado, realizou a pesquisa Geração 6.0 com o intuito de descobrir quais são as preferências do atual público sênior e quais são as necessidades e sua relação com o mercado de varejo.

O resultado mostrou que o público da terceira idade não demonstra preferências a marcas e preferem visitar os varejos locais. Além disso, o atual público sênior gosta de frequentar aquelas lojas nas quais os funcionários conheçam o seu nome.

Dentre as lojas locais que o público sênior gosta de frequentar, estão os setores de supermercado, com 20% das menções (Extra e Carrefour foram os mais mencionados); as lojas de roupas, com 19% das menções (a empresa Renner foi a mais mencionada); as lojas de eletrodomésticos, com 32% das menções (a empresa Casas Bahia foi a mais mencionada); e farmácias, com cerca de 17% e 13% das menções – a empresa Ultrafarma foi a mais mencionada, e a empresa Drogasil empatou com outras farmácias de bairro.

Como conquistar o público sênior

A pesquisa Geração 6.0 também mostrou que em um geral, as reclamações e necessidades que o esse público tem em relação ao ponto de venda são semelhantes. É interessante ressaltar que dentre essas reclamações e necessidades, o empresário não precisará de grandes investimentos monetário para resolve-los, pois dentre as reclamações e necessidades mais comentadas pelos entrevistados estão: a falta de funcionários mais bem preparados para lidar com esse público; a falta de treinamento apropriado da equipe para explicar um produto para o cliente; etiquetas de preço em pontos de vendas com a letra pequena demais; e a falta de uma climatização mais adequada para o público idoso.

Pensando no resultado dito acima, confira algumas dicas de como conquistar o público sênior:

  • Incentive os seus funcionários a serem sempre cuidadosos, atenciosos e educados com seus clientes idosos, mas faça desse estilo de atendimento padrão para todos os públicos, afinal o cliente gosta de ser bem atendido;
  • Procure estar à par das necessidades de seus clientes idosos, e invista em um atendimento personalizado se for o caso, como por exemplo, ajuda para levar a mercadoria até a casa ou carro;
  • Não custa melhorar a disposição dos seus produtos e de suas etiquetas no seu ponto de venda, se possível aumente um pouco a letra da etiqueta, não é apenas o público sênior que pode ter dificuldades em relação a isso;
  • Invista numa climatização que seja agradável para todos os seus clientes, e se algum cliente pedir que aumente ou diminua o ar-condicionado, não custa agrada-lo;
  • Não faça promoções que não existem, não é apenas o público idoso que não gosto de ser enganado.

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Com informações de: Data Mark; No Varejo.

Alice Falson

Colunista do blog da Tivi, Alice é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

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