Dia dos pais mostrou uma queda maior nas vendas de 2016

Pesquisas sobre as vendas do dia dos pais mostram que o consumidor continua com receio em gastar, saiba como você pode reverter a situação.

O Brasil é um país movido a datas festivas, o que é ótimo para o mercado de varejo. Porém, devido à crise econômica que causou uma imensa instabilidade na confiança do brasileiro com o mercado, nem mesmo as grandes datas festivas estão salvando os comerciantes e empresários. Prova disso, domingo passado foi o dia dos pais e mais uma vez o mercado varejista viu suas vendas serem fracas.

A empresa Virtual Gate publicou uma pesquisa mostrando que o período de compras do dia dos pais de 2016 teve uma queda de cerca de 7%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentre as regiões analisadas, a região sul foi a única que demonstrou um bom desempenho, tendo 0,3% de crescimento, em relação ao mesmo período do ano passado, e a região com a maior queda foi a região centro-oeste com uma queda de mais de 10%. Confira os números abaixo:

  • Norte: Queda de 6,9%.
  • Nordeste: Queda de 8%.
  • Centro-oeste: Queda de 10,8%.
  • Sudeste: Queda de 9,3%;
  • Sul: Aumento de 0,3%.

Além da pesquisa realizada pelo Virtual Gate, é possível encontrar dados semelhantes para algumas regiões disponibilizados por outras entidades, como por exemplo, o Serasa. O motivo de números tão ruins para o mercado de varejo nessa data festiva, é o mesmo: falta de confiança por parte dos consumidores. Com um cenário tão estável, os consumidores tendem a evitar grandes gastos.

O que fazer para reverter essa situação?

Se os consumidores estão seguindo a tendência de evitar grandes gastos, então uma solução é realizar ofertas e/ou promoções para chamar esses consumidores.

Aprender a atrair o consumidor para o seu ponto de venda, como já falamos aqui, é outra excelente ferramenta para tentar aumentar as suas vendas. Adaptar-se ao momento e aos concorrentes é outro fato que pode ajudar. Por exemplo, se você nota que seu concorrente começou a utilizar aplicativos de conversação para atrair e fechar vendas, você pode adaptar-se e fazer algo similar.

Ariscar-se em inovações também pode ser uma alternativa para aumentar suas vendas. E embora o momento seja difícil para tanto para os empresários e consumidores, não se pode parar de investir em seu negócio. E se você quiser seguir uma das grandes tendências e investir em vídeos sobre os seus produtos, a Tivi Tecnologia Promocional possui um produto ideal para você e sua empresa, seja para atrair os consumidores, seja para mostrar aos seus clientes as suas ofertas ou promoções, ou até mesmo para arriscar.

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O marketing digital atrai olhares de forma positiva

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Com informações de: Falando de Varejo; G1; TIVI.

Alice Falson

Colunista do blog da Tivi, Alice é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

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