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Conheça o consumidor 3.0

Saiba como identificar o novo consumidor que emergiu com os avanços da tecnologia

Quem trabalha com o varejo está cansado de ouvir o proverbio “o cliente sempre está com razão”, não é mesmo? E cada vez mais esse proverbio está se tornando real, já que graças ao avanço tecnológico, cada vez mais o consumidor possui meios de pesquisar, avaliar e opinar sobre aquilo que ele consome.

Graças ao surgimento da internet e das redes sociais, o consumidor deixou de ser um simples espectador das atividades ditas pelas empresas nas quais ele se relacionava para ser um consumidor com papel ativo e com controle. Por causa desse novo comportamento do consumidor, um novo tipo de consumidor surgiu: o consumidor 3.0. Você saberia identificá-lo entre os seus clientes? Confira abaixo mais informações.

Quem é o consumidor 3.0?

O consumidor 3.0 pode ser identificado pelas seguintes qualidades: estar conectado, estar confortável, estar bem informado sobre aquilo que ele consome, e estar ciente disso tudo e de mais um pouco, como por exemplo, saber que pode escolher a melhor opção para ele.

Além dessas qualidades, o consumidor 3.0 (ou simplesmente, novo consumidor) espera agilidade, um bom atendimento e eficiência, além de estar disposto a pagar um preço mais alto para que ele tenha uma experiência de compra com esses requisitos atendidos.

O novo consumidor não possui definição por faixa etária, nem por renda e nem por gênero. O novo consumidor pode ser qualquer pessoa que seja usuária da internet e que correspondem às características básicas que o definem como consumidor 3.0.

E se você acha que isso é passageiro, saiba que essa mudança está acontecendo e está mudando quase que por completo a estrutura dos negócios. E mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner – empresa de pesquisas tecnológicas –, num futuro próximo cerca de 89% das empresas estarão competindo principalmente no contexto da experiência de compra do consumidor.

Características que definem o consumidor 3.0

Confira algumas características básicas que definem o consumir 3.0:

  • É altamente informado: O novo consumidor irá utilizar de todas as ferramentas de busca possíveis para decidir onde consumar seu desejo de consumir. Dados confirmam que o surgimento de smartphones aumentou essa característica em cerca de 80%.
  • É socialmente conectado: O novo consumidor é ultra conectado e engaja com as empresas nas quais ele se relaciona, tanto positivamente como negativamente.
  • É suscetível para a preços: Sozinho, e sem reunir nenhum outro valor adicional e com preços que não competem muito, o nome da marca não é o suficiente para o consumidor 3.0. Como o próprio mercado implementou promoções quase que diárias, o consumidor novo estará sempre de olho nisso. Dados mostram que apenas 21% dos consumidores compram apenas pelo nome da marca, enquanto que 64% irão gastar um tempo pesquisando preços.
  • Confia na opinião de outros consumidores: Por ser ultra conectado e realizar pesquisas sobre aquilo que quer consumir, o novo consumidor lê relatos de outros consumidores. E essa prática tem sido um fator importante para o consumidor 3.0 na hora de se decidir.
  • Gosta de se autopromover: O novo consumidor procura por uma validação através da autopromoção que ele faz. É possível ver isso diariamente, quase constantemente: as pessoas compartilham status e fotos e novas aquisições, procurando demonstrar felicidade.
  • Busca gratificação instantânea: O novo consumidor espera – e exige – que a empresa entregue aquilo que ele quer até a data e horário marcado para a entrega. A digitalização de alguns serviços reforça e incentiva esse comportamento.
  • É inconscientemente seguro: O novo consumidor sabe que há riscos na internet – como vírus e spams –, mas cada vez mais há consumidores colocando informações pessoais por vontade própria na web. Isso faz com que sua sensação de segurança aumente, incentivando a utilização de serviços digitais, como os sites de bancos.

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Com informações de: E-Commerce News; Blog NeoAssist.

Alice Falson

Colunista do blog da Tivi, Alice é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

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